O mês de setembro contém datas importantíssimas para discutirmos com os alunos e aplicarmos planos de aula muito interessantes. Consulte os links que pesquisamos e bom trabalho!
07: Independência do Brasil
- A independência do Brasil e o território nacional
- O sete de setembro e a exploração do trabalho manual
- Atividades sobre a Independência do Brasil (diversas séries)
- Trabalho com imagens: Independência do Brasil
- Independência do Brasil (vários planos)
- Plano de aula sobre o quadro da independência
Você sabe o que aconteceu no dia 7 de setembro de 1822? Independência do Brasil!
Durante um tempo, D. Pedro seguiu ordens da corte portuguesa, mas acabou percebendo que as leis vindas de Portugal pretendiam transformar o Brasil novamente em uma simples colônia.
Os políticos portugueses exigiram que D. Pedro voltasse imediatamente para Portugal.
No Brasil, os defensores da independência iniciaram uma campanha pedindo que o príncipe regente permanecesse em nossa terra.
No dia 9 de janeiro de 1822, D. Pedro recebeu um abaixo-assinado pedindo-lhe que ficasse. Ele atendeu ao desejo do povo declarando: "Como é para o bem de todos e felicidade geral da nação diga ao povo que fico".
Com esse ato, D. Pedro atendeu aos interesses dos ricos fazendeiros brasileiros.
D. Pedro permaneceu no Brasil e esse dia passou para a nossa história como o Dia do Fico.
Os brasileiros continuaram em campanha política para que o Brasil se tornasse independente de Portugal.
No dia 7 de setembro de 1822, D. Pedro fez uma declaração oficial de independência,afirmando assim seu acordo com os brasileiros. Nos meses seguintes, os brasileiros venceram facilmente o ataque das tropas portuguesas, com apoio inglês. Em pouco tempo, vários países da América, que já haviam se libertado do domínio europeu, apoiaram oficialmente nossa independência.
D. Pedro tornou-se o primeiro imperador do Brasil, com o título de D. Pedro I.
O Brasil passou a ser uma monarquia, uma forma de governo em que os poderes são exercidos pelo imperador ou rei.
(Fonte: Smart Kids)
21: Dia da Árvore
- Datas Comemorativas – Dia da Árvore (muuuitas atividades!)
- Atividade: Projeto Dia da Árvore (para imprimir)
- Projeto dia da árvore - Projeto Pomar
- Projeto Arborização na Escola: Dia da Árvore
- Dia da Árvore e primavera, uma sugestão inter-transdisciplinar
- Sugestões para trabalhar o Dia da Árvore e a primavera
- Meio ambiente: Dia da Árvore
- Dicas para o dia de plantar árvores
- Planejamento para primavera e o Dia da Árvore
- Atividades para o Dia da Árvore
- Plantando árvores
No dia 21 de setembro comemora-se o Dia da Árvore. Essa data foi escolhida em razão da chegada da primavera. Mas antes da escolha dessa data, acontecia no país, na última semana de março, a festa Anual das Árvores, instituída pelo presidente Castelo Branco, em 1965.
Mais adiante, a árvore ganhou um dia especial em virtude de sua importância para a vida humana e também com a chegada da primavera, onde ganham nova vida e abrem lindas flores que dão origem a novas árvores.
Com a chegada da primavera podemos ver as cidades mais alegres, pois essas se enchem de flores de todas as cores.
Muitos pensam que a árvore que simboliza o Brasil é o pau-brasil, em razão do nome, mas esse título cabe ao ipê-amarelo, uma das cores que representam o nosso país. O pau-brasil encontra-se em extinção, pois foi muito contrabandeado por ser uma madeira de cor avermelhada e de aparência nobre. Além dessa, o jacarandá, o mogno e o pinheiro também se encontram nas mesmas condições de extinção.
As árvores são plantas que possuem um caule lenhoso e são constituídas por raiz, caule, folha, flor, fruto e sementes. São elas que nos fornecem o ar que respiramos, além das frutas e outros tipos de alimentos; a madeira para construção de móveis, casas, objetos decorativos, cercas; também fornecem remédios; e a celulose, matéria-prima para a fabricação de papel.
Em face das necessidades dos homens em construir novas moradias e melhorar suas condições de vida, as árvores acabaram sendo alvo de destruição, pois grandes áreas foram desmatadas para a construção das cidades.
O homem precisa ter consciência de que as plantas também são seres vivos e que levam tempo para se desenvolverem. Uma árvore leva longos anos para ficar bem desenvolvida e algumas são tão velhas que são tombadas como patrimônio histórico, devendo ser preservadas.
(Jussara Barros)
25: Dia do Trânsito
- Sugestões de aula - Educação no trânsito (muito bom, vários planos!)
- Atividades para a Semana do Trânsito (atividades interessantes)
- Outras atividades para a Semana do Trânsito (atividades para imprimir)
- Plano de aula: Educação para o trânsito (em PDF)
- Educação para o trânsito para os pequeninos (em PDF)
- Plano de aula com o filme "Carros"
- Projeto Trânsito para a educação infantil
- Atividades para o Dia do Trânsito (para imprimir)
- Não morra no trânsito (blog com vídeos educativos e vídeos reais, para adultos)
No dia 25 de setembro de 1997, foi aprovada e implantada no Brasil a lei nº 9.503, sobre o código nacional de trânsito. Nesse dia, passou-se a comemorar o dia do trânsito no Brasil.
Antes dessa nova lei, o código de trânsito vigente em nosso país era de 1966. Nessa época, quase não havia carros circulando em nossas ruas, mas com o passar dos anos isso mudou, as vendas de veículos aumentaram muito e a lei tornara-se desapropriada para a quantidade de carros nas ruas, ou seja, tínhamos um código de trânsito que não estava de acordo com as necessidades.
Com a implantação da nova lei, as normas tiveram que ser adotadas a partir de janeiro do ano seguinte, 1998, sob condições das penalidades estabelecidas na mesma.
A princípio, a lei trouxe ótimos resultados, mas com o passar dos anos surgiram novas necessidades, pois as pessoas passaram a desrespeitar as regras, além do aumento do número de veículos em circulação.
Todos os dias podemos ver na televisão notícias de acidentes de trânsito, com pessoas feridas ou mortas. Isso é muito triste, mas faz parte da realidade do nosso país.
Cumprir as leis de trânsito, ter respeito aos direitos e deveres dos outros, faz parte das nossas obrigações enquanto cidadãos. Portanto, para preservar a vida é preciso que as pessoas criem consciência de que a violência no trânsito precisa acabar, pois os prejudicados somos nós mesmos.
A maior solução para isso é que cada um passe a se policiar, tendo compromisso social, visando não só o seu bem estar, mas o do outro também, através de atitudes como: não avançar os semáforos vermelhos, respeitar as faixas de pedestres, não dirigir com excesso de velocidade, não dirigir após o uso de bebidas alcoólicas, usar o cinto de segurança, etc.
(Jussara Barros)
27: Dia do Idoso
- Respeite meus cabelos brancos!
- A ética e o idoso: comemorando o Dia Internacional da Terceira Idade
- Sugestão de filmes para idosos
- Atividades para o dia do idoso
Você sabia que a população de idosos não pára de crescer? No Brasil, são mais ou menos 15 milhões de pessoas. Daqui a 20 anos, essa população deve dobrar.
No mundo inteiro a população está ficando mais velha. Até 2050, o número de pessoas acima de 65 anos será maior do que o de pessoas com menos de 15, nos países mais avançados. E tem mais! Hoje, a expectativa de vida nos países desenvolvidos é de mais ou menos 75 anos e será de mais ou menos 90 anos em 2050.
A velhice é apenas mais uma fase da vida. E uma fase que pode ser bem longa. Aprender a envelhecer faz parte da educação de todas as pessoas. Vamos comemorar com cuidados e atenções, respeito e gentileza, como todo idoso merece. Que tal? Vamos comemorar assim, com doçura e alegria, a vida longa de nossos familiares e conhecidos.
Parabéns a eles!