sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Datas comemorativas de setembro

O mês de setembro contém datas importantíssimas para discutirmos com os alunos e aplicarmos planos de aula muito interessantes. Consulte os links que pesquisamos e bom trabalho!

07: Independência do Brasil



Você sabe o que aconteceu no dia 7 de setembro de 1822? Independência do Brasil!

Durante um tempo, D. Pedro seguiu ordens da corte portuguesa, mas acabou percebendo que as leis vindas de Portugal pretendiam transformar o Brasil novamente em uma simples colônia.

Os políticos portugueses exigiram que D. Pedro voltasse imediatamente para Portugal.

No Brasil, os defensores da independência iniciaram uma campanha pedindo que o príncipe regente permanecesse em nossa terra.

No dia 9 de janeiro de 1822, D. Pedro recebeu um abaixo-assinado pedindo-lhe que ficasse. Ele atendeu ao desejo do povo declarando: "Como é para o bem de todos e felicidade geral da nação diga ao povo que fico".

Com esse ato, D. Pedro atendeu aos interesses dos ricos fazendeiros brasileiros.

D. Pedro permaneceu no Brasil e esse dia passou para a nossa história como o Dia do Fico.

Os brasileiros continuaram em campanha política para que o Brasil se tornasse independente de Portugal.

No dia 7 de setembro de 1822, D. Pedro fez uma declaração oficial de independência,afirmando assim seu acordo com os brasileiros. Nos meses seguintes, os brasileiros venceram facilmente o ataque das tropas portuguesas, com apoio inglês. Em pouco tempo, vários países da América, que já haviam se libertado do domínio europeu, apoiaram oficialmente nossa independência.

D. Pedro tornou-se o primeiro imperador do Brasil, com o título de D. Pedro I.

O Brasil passou a ser uma monarquia, uma forma de governo em que os poderes são exercidos pelo imperador ou rei.

(Fonte: Smart Kids)


21: Dia da Árvore



No dia 21 de setembro comemora-se o Dia da Árvore. Essa data foi escolhida em razão da chegada da primavera. Mas antes da escolha dessa data, acontecia no país, na última semana de março, a festa Anual das Árvores, instituída pelo presidente Castelo Branco, em 1965.

Mais adiante, a árvore ganhou um dia especial em virtude de sua importância para a vida humana e também com a chegada da primavera, onde ganham nova vida e abrem lindas flores que dão origem a novas árvores.

Com a chegada da primavera podemos ver as cidades mais alegres, pois essas se enchem de flores de todas as cores.

Muitos pensam que a árvore que simboliza o Brasil é o pau-brasil, em razão do nome, mas esse título cabe ao ipê-amarelo, uma das cores que representam o nosso país. O pau-brasil encontra-se em extinção, pois foi muito contrabandeado por ser uma madeira de cor avermelhada e de aparência nobre. Além dessa, o jacarandá, o mogno e o pinheiro também se encontram nas mesmas condições de extinção.

As árvores são plantas que possuem um caule lenhoso e são constituídas por raiz, caule, folha, flor, fruto e sementes. São elas que nos fornecem o ar que respiramos, além das frutas e outros tipos de alimentos; a madeira para construção de móveis, casas, objetos decorativos, cercas; também fornecem remédios; e a celulose, matéria-prima para a fabricação de papel.

Em face das necessidades dos homens em construir novas moradias e melhorar suas condições de vida, as árvores acabaram sendo alvo de destruição, pois grandes áreas foram desmatadas para a construção das cidades.

O homem precisa ter consciência de que as plantas também são seres vivos e que levam tempo para se desenvolverem. Uma árvore leva longos anos para ficar bem desenvolvida e algumas são tão velhas que são tombadas como patrimônio histórico, devendo ser preservadas.

(Jussara Barros)


25: Dia do Trânsito



No dia 25 de setembro de 1997, foi aprovada e implantada no Brasil a lei nº 9.503, sobre o código nacional de trânsito. Nesse dia, passou-se a comemorar o dia do trânsito no Brasil.

Antes dessa nova lei, o código de trânsito vigente em nosso país era de 1966. Nessa época, quase não havia carros circulando em nossas ruas, mas com o passar dos anos isso mudou, as vendas de veículos aumentaram muito e a lei tornara-se desapropriada para a quantidade de carros nas ruas, ou seja, tínhamos um código de trânsito que não estava de acordo com as necessidades.

Com a implantação da nova lei, as normas tiveram que ser adotadas a partir de janeiro do ano seguinte, 1998, sob condições das penalidades estabelecidas na mesma.

A princípio, a lei trouxe ótimos resultados, mas com o passar dos anos surgiram novas necessidades, pois as pessoas passaram a desrespeitar as regras, além do aumento do número de veículos em circulação.

Todos os dias podemos ver na televisão notícias de acidentes de trânsito, com pessoas feridas ou mortas. Isso é muito triste, mas faz parte da realidade do nosso país.

Cumprir as leis de trânsito, ter respeito aos direitos e deveres dos outros, faz parte das nossas obrigações enquanto cidadãos. Portanto, para preservar a vida é preciso que as pessoas criem consciência de que a violência no trânsito precisa acabar, pois os prejudicados somos nós mesmos.

A maior solução para isso é que cada um passe a se policiar, tendo compromisso social, visando não só o seu bem estar, mas o do outro também, através de atitudes como: não avançar os semáforos vermelhos, respeitar as faixas de pedestres, não dirigir com excesso de velocidade, não dirigir após o uso de bebidas alcoólicas, usar o cinto de segurança, etc.

(Jussara Barros)

27: Dia do Idoso



Você sabia que a população de idosos não pára de crescer? No Brasil, são mais ou menos 15 milhões de pessoas. Daqui a 20 anos, essa população deve dobrar.

No mundo inteiro a população está ficando mais velha. Até 2050, o número de pessoas acima de 65 anos será maior do que o de pessoas com menos de 15, nos países mais avançados. E tem mais! Hoje, a expectativa de vida nos países desenvolvidos é de mais ou menos 75 anos e será de mais ou menos 90 anos em 2050.

A velhice é apenas mais uma fase da vida. E uma fase que pode ser bem longa. Aprender a envelhecer faz parte da educação de todas as pessoas. Vamos comemorar com cuidados e atenções, respeito e gentileza, como todo idoso merece. Que tal? Vamos comemorar assim, com doçura e alegria, a vida longa de nossos familiares e conhecidos.

Parabéns a eles!

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Para refletir - Esclarecimento!


Pais e professores: quem ensina e quem educa?
(extraído do blog Sobre Educação)

Pais são de marte, professores são de vênus. Recebi um texto com este título esta semana em uma reunião de pais. Discordei, embora perceba que de fato existe uma forte tendência idiossincrática que coloca pais de um lado e professores de outro como se cada um fosse guiado por interesses próprios e específicos. Quem educa e quem ensina? Seria essa divisão de funções necessária? Creio que não. Penso que pais e professores precisam assumir ambos esses papéis.

Em destaque, alguns recortes do texto:

Pais querem que os filhos estejam bem preparados, professores querem que os alunos aprendam. Eu diria: Pais e educadores devem ter como objetivo formar filhos e alunos bem preparados para a vida, respeitando suas possibilidades. Muitos destes talvez não atinjam os níveis de escolarização por nós desejados, ainda assim é necessário dotá-los de competências e habilidades de modo a prepará-los da melhor forma possível para a convivência e sobrevivência em sociedade.

É função da escola mostrar para a família as regras. Famílias têm suas próprias regras, assim como qualquer outra organização. Isso não é função da escola. É função da escola formar o cidadão, construir conhecimentos, atitudes e valores que tornem o aluno solidário, crítico, ético e participativo.

Para formar o adulto bem preparado é preciso ser exigente. Para formar o adulto bem preparado é preciso exigir, conscientizar, envolver, amar, conhecer, ouvir, orientar, refletir, observar, comprometer-se, auxiliar, respeitar...

Na primeira nota baixa do aluno o pai vem reclamar. Pai quer resultado mas não quer cobrança. Discurso generalizante e reducionista. Muitos pais querem entender o que aquela nota representa e o que fazer para auxiliar os filhos. Muitos querem entender justamente para não precisarem ser cobrados pela falta de atenção com os filhos. Não são os pais que não gostam de ser cobrados, acaso professores gostam?

Em casa a criança é especial, e na escola faz parte de um grupo e precisa obedecer à regras. Em casa e na escola a criança deve ser especial e precisa obedecer à regras.

Os pais querem o bem dos filhos, concentram-se nos desejos deles e pensam no imediato, enquanto os professores querem educar a coletividade e para o futuro. Generalizante dos dois lados.

Pai e mãe não são amiguinhos. Eles têm papel pesado de cobrar e delimitar espaço. Pai e mãe, além de serem amigos, devem cobrar e delimitar espaço.

Um dos maiores conflitos entre pais e professores vem da dificuldade que é para os pais ouvirem outra pessoa falar de seus filhos. Acaso os professores conseguem essa proeza enquanto pais?

Professores não podem obrigar os alunos a querer aprender. Nem professores, nem pais, mas ambos podem estimular a criança ao prazer da descoberta e do aprender.

Essa impossibilidade de conviverem num mesmo espaço reside na compreensão e diferenciação do que significa ser professor e ser educador, que apesar de se confundirem no cenário da escola são seres absolutamentes distintos, que habitam espaços realmente diferentes, com visões e metas igualmente diferenciadas. Professor como mero transmissor de conhecimentos já não cabe nesta era denominada tecnológica. Para transmitir conhecimentos pura e simplesmente, convenhamos que existem recursos bem mais atrativos e instigantes. Enquanto pais e professores habitarem espaços diferentes não haverá educação de qualidade. É necessário que estes, através de um diálogo aberto, possam estar em rotas paralelas e não em rotas de colisão.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

JERN's 2012

Um dos desafios que temos em nossa gestão é dar um apoio maior à prática esportiva na escola e aumentar a participação do Severino Bezerra em diversas competições. Não é fácil, confessamos. Além de não termos estrutura para o treino de muitas modalidades, também enfrentamos o problema de transporte para os diversos horários que alguns campeonatos exigem.

No entanto, procuramos compensar essas dificuldades com a presença da direção ali, ao lado dos alunos, junto com os dois professores de Educação Física que temos. Cláudio e Eduardo são verdadeiros heróis, que treinam em horários extras quando necessário e sempre dizem "sim" ao desafio de inscrever nossos atletas nos torneios que surgem.

Tivemos, por exemplo, a falta de transporte na segunda fase de futsal, realizada em Parnamirim. Havíamos empatado uma partida (esta das fotos) e ganhado outra. Em razão da incerteza sobre o transporte, fomos em nossos carros mesmo, saindo às pressas mas não perdendo a esportiva. Sofremos a derrota naquela tarde e fomos eliminados, mas não deixamos os alunos à mercê da sorte. Saímos com a certeza de termos feito o melhor; se não deu, paciência, outros torneios virão!

De tudo isso, resta-nos os parabéns à equipe e aos professores. A força de vocês nos motiva a continuarmos trabalhando para competir em outras modalidades e, assim, assegurar a participação de mais atletas do Municipal por aí afora! Valeu, pessoal!

Eduardo, Cláudio e time de futsal. Essa é uma equipe boa!
Enquanto a turma se espreguiça lá atrás, o nosso amigo e professor Ronaldo observa a movimentação
Eduardo e Cláudio (técnico) sempre estão presentes aos eventos esportivos
Cláudio observa o ritmo do time... estaria gostando?
Com a bola nos pés, a turma é habilidosa
No intervalo, pausa para as orientações do professor e técnico
O jogo era contra o Francisco Barbosa, de São José também. Eduardo e Ronaldo conversam com Mazinho, professor esforçado daquela escola
E o jogo pegava fogo. Era ataque e contra-ataque sempre!
César joga a bola na área. Uma hora ela entra!
Mazinho vai acompanhando o desempenho da equipe, que faz jogo duro contra a nossa
Eis aí o baixinho revelação do nosso time. Joga muito!
César se desvencilha da marcação dupla. O jogo foi pegado assim do início ao fim
O goleiro William mostrou segurança nas bola e até arriscou sair jogando algumas vezes
Sai do chão, galera!!!
De repente, aparece o jogador mais rápido do mundo! Quase a câmera não acompanha!
No pedido de tempo, uns reclamam da barriga, outros da perna...
Opa, jogada boa pela esquerda no ataque. Temos escanteio. Vamos cruzar bola na área!
O goleiro tenta desviar e coloca pra dentro do gol. É festa no nosso time!
A turma sai comemorando o gol!
No fim, após um empate justo, os guerreiros saboreiam um pãozinho esperto com suco. Lanche pra repor energias e animar na volta pra casa
Calma, tem lanche pra todo mundo!
Cláudio olha a tabela e já pensa no próximo jogo
Enquanto vemos a turma "forrar o estômago", pensamos na próxima partida também, que ganharíamos bem. Infelizmente, na segunda fase demos adeus aos JERN's, mas ficou a certeza do dever cumprido. Ano que vem tem mais!

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Nota triste

O Senhor é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz tornar a subir dela
(1 Samuel 2.6).


Hoje o dia, infelizmente, amanheceu mais triste para todos nós do Severino Bezerra. Soubemos do falecimento da aluna Kaliane da Silva Chagas, do 8º Ano E do turno vespertino. As turmas do 6º e 7º Ano do matutino, juntamente com os professores e a direção, compareceram à igreja, para onde foi o corpo, e foram em procissão até o cemitério da cidade, no sentido de prestar uma última homenagem à aluna. A bandeira da escola estava sobre o caixão.

Fica aqui nossa solidariedade a toda família e nossa palavra de conforto num momento tão difícil. Sabemos que a dor da separação é enorme, principalmente quando se perde alguém tão jovem, mas que Deus console os pais e familiares, sabendo que, assim como Ele nos traz à vida, também nos recolhe conforme Sua vontade.

domingo, 26 de agosto de 2012

Cine Móvel do Projeto Gira Brasil

Várias turmas de nossa escola foram contempladas com sessões de cinema gratuito, pela manhã, à tarde e à noite, através do projeto "Gira Brasil". Esse projeto tem como objetivo levar cinema itinerante gratuito para instituições e escolas das cidades. O cine móvel é realizado em um caminhão que possui uma tela de 120 polegadas com alta qualidade de imagem, 32 poltronas, ar condicionado, isolamento acústico e térmico e iluminação especial.

Desde 2009, mais de 10 mil expectadores já foram beneficiados pelo projeto. Ao todo, já foram percorridos mais três mil quilômetros e realizadas 325 sessões.

Acompanhamos os alunos do 7º A, do turno matutino, nessa viagem pela imaginação. Vamos lá?

O caminhão tem rampa para cadeirantes e uma estrutura invejável
A turma conversa animadamente aguardando a entrada. De repente, o celular de Sara toca...
Ela não desgruda, pelo jeito a ligação é séria...
Já dava pra se notar a alegria e a ansiedade da garotada para assistir ao filme
Essa foi uma oportunidade de estar numa verdadeira sala de cinema e bem pertinho de casa
A turma vai entrando, mas... epa, ainda no telefone, Sara? rsrs
Poxa, vamos dar um tempinho pelo menos pra assistir ao filme, né verdade? kkk
Lá dentro, o ar condicionado, a iluminação adequada e o conforto das poltronas fazem relaxar
As meninas vão entrando no clima do cinema, com alegria e descontração
Começa o filme e as atenções se voltam pra grande tela
Sentados lá atrás, captamos essa bela imagem
Os filmes são sucessos nacionais que sempre empolgam e fazem refletir. Ótima ideia, os alunos gostaram muito!

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Curso de Libras

Está a pleno vapor o curso básico de Libras que a Secretaria de Educação está proporcionando aos professores de nossa rede pública e particular, com a carga de 40 horas. Sob a coordenação das competentes professoras Maria José e Tatiane, os cursistas estão se reunindo às segundas-feiras, das seis às oito da noite, no auditório da secretaria. Uma ótima oportunidade para quem quer se aperfeiçoar em sua prática e se preparar para a educação inclusiva, que cada vez mais agrega alunos com diversas necessidades.

Fomos a um dos encontros e pudemos verificar como está boa a aceitação pelo público docente e como é importante o conteúdo ministrado. Alguns de nossos professores estão frequentando o curso e podem confirmar o valor de participarmos de estudos como esses.

Os profissionais do Apoio ao Atendimento Educacional Especializado de São José de Mipibu dispõem de um blog, onde relatam experiências e dão informações sobre as salas de recursos multifuncionais e a inclusão escolar. Podem acessá-lo através deste link.

Pra variar, a nossa câmera fotográfica entrou em ação... Vamos conferir algumas fotos?

Tatiane deu abertura aos trabalhos da noite
Shirlene ajudou em alguns sinais que a turma ainda não conhecia 
Ivone e Izaíre mostraram que aprenderam a lição direitinho
A prática sempre acompanha a teoria nesse curso
Nossa professora Rosângela mostrou que está muito bem na língua de sinais
Maria José Pacheco ministra o curso todas as segundas. Extremamente profissional!
Nosso professor Ítalo também esteve presente
Laura, que também trabalha conosco, vai fazendo anotações
É importante o aperfeiçoamento nos dias de hoje, muitos são os desafios!
Opa, Lena e Francisca também estão frequentando o curso!
E Maria José vai conduzindo a aula com muita segurança
Cada palavra, com certeza, será absorvida pela plateia de professores
Os ensinos envolvem teoria e prática na dosagem certa, tudo voltado para a ação do professor em sala de aula
Uma parte da turma que compareceu na segunda-feira. Uma boa audiência para ensinos essenciais!