sábado, 28 de julho de 2012

Conselho de Classe - turno noturno

Os professores da noite, juntamente com a equipe gestora e pedagógica, estiveram reunidos no Conselho de Classe, a fim de discutir problemas do turno e apontar soluções. Como sabemos, a realidade do alunado da noite é peculiar em todos os lugares, com problemas de diversos aspectos e que nem sempre se resolvem facilmente. Entre eles, ainda vivemos a realidade da evasão, repetência e falta de aprendizagem. Viabilizar métodos que visem minimizar esses problemas não é o mais difícil;  o mais difícil é contar com o apoio da família e dos próprios alunos, vindos já de uma jornada cansativa de trabalho ou até mesmo envolvidos com drogas, que se espalham em nossa sociedade de maneira cada vez mais acelerada. Mas não podemos desistir. A missão de professores nos leva a encararmos os problemas de frente, ainda que com pouco apoio e número de profissionais insuficiente.

Todos tiveram a oportunidade de falar. Analisamos turmas, alunos, professores, direção escolar... Uma crítica feita de maneira sincera e construtiva, abrindo espaço para o diálogo franco que caracteriza uma gestão democrática.

Para "quebrar o gelo" e analisar nossa própria situação frente aos colegas, passamos duas apresentações em Power Point. A primeira tinha como título "Por que o defeito é sempre do outro?" e a segunda nos mostrou, através de ditados populares e de uma mensagem aos amigos, como devemos encarar a vida e o trabalho.





Como não poderia deixar de ser, fotografamos a reunião e postamos várias fotos aqui no blog... Vejam, leiam, comentem!

A vice-diretora Cristina falou da situação em que se encontra o noturno
A cada fala, a certeza de que todos precisam melhorar - professores, alunos, pais - para que o trabalho surta efeito
Ângela, de Português, ressaltou os pontos positivos e negativos das turmas em que ensina
Enquanto ela falava, Adézia secretariava a reunião
Como o número de turmas à noite é menor, a quantidade de professores presentes também foi menor que em outros turnos
Ainda que sob os efeitos dos problemas que enfrentamos, a alegria não deixa de ser marca dessa turma
Adézia, de Português, também expôs sua opinião, falando sobre o rendimento escolar de seus alunos
Finha, à esquerda, professora de Matemática, finalmente foi flagrada por nossas lentes...
Essas foram questões que serviram de base para as discussões sobre os alunos
Elinete, supervisora pedagógica, ressaltou a importância da leitura para a correção de muitos problemas
Ela trouxe uma experiência sobre leitura que passou quando ensinou em Manimbu, distrito de São José, que pode ser adaptada para nossa realidade
Depois disso também falamos sobre o desempenho dos professores, incentivando a turma a se aperfeiçoar, buscar novas metodologias e enxergar-se como verdadeiros educadores
Depois da reunião, parada para a comemoração dos aniversariantes do mês. Elinete partiu o bolo e começou a festa...
Antes de comer, Renata pensa...
O bolo estava pequeno mas delicioso
E a turma foi se servindo...
Silvana, do 2º Nível, não perdeu a chance e saiu fotografando também
Registro de pura simpatia: Renata e Adézia
Pra não variar, foto de quase todos os presentes: Renata, Finha, Elinete, Ângela, Leila, Cristina, Tiana, Adézia, Silvana e Babá, o vigia
Opa, vamos incluir o diretor também!

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Simulado - Prova do IFRN

Como último preparativo para as provas do IFRN, os alunos concluintes de nossa escola participaram de um teste simulado preparado pelos professores de Português e Matemática - Thimuza e Marinho, respectivamente. Com aulas às quartas e sextas no turno matutino, em horário oposto ao estudo regular, os alunos que se inscreveram para o concurso do Instituto Federal do Rio Grande do Norte têm obtido apoio de todos nós. Afinal, estudar na escola pública que é referência no Estado é um privilégio para poucos!

Além do reforço dado pelos professores da manhã, os professores da tarde também intensificam suas atividades no sentido de deixar nossos alunos mais capacitados. Cláudia e Edmilson têm se desdobrado para que eles vejam a maior quantidade possível de conteúdo até o dia das provas.

Só lembrando uma coisa: o reforço continuará, mesmo após as duas provas previstas para o IFRN. Preparar nosso alunado para os desafios do Ensino Médio também é uma meta da equipe docente do Municipal.

Em prol de um ensino melhor, nossa escola não para!

O simulado foi semelhante à prova original, com questões retiradas de provas anteriores
A turma estava concentrada por uma boa causa
O professor Marinho, de Matemática, aplicou o teste. Ele é um dos responsáveis por levar à frente esse projeto
William, enfim, estava comportado na sala...
Os alunos passaram boa parte da manhã resolvendo as questões
Era preciso acertar o maior número de questões. Afinal, a prova "original" estava se aproximando!
Era hora de avaliar todo o aprendizado que tiveram nas aulas anteriores
Poucos notaram a presença do fotógrafo, tamanha era a atenção ao teste
Vamos lá, garoto, confiamos em vocês!
Havia também espaço para os cálculos numa folha à parte
A leitura atenciosa ajuda na compreensão. Essa turma entendeu isso!
Alternativa A, B, C, D ou E? Dúvida cruel! rs
O "totoso" das meninas também estava lá, super concentrado...
A concentração de William não iria durar muito mesmo... kkkk
O IFRN os espera, vamos nos esforçar!
No ano passado, dois alunos obtiveram aprovação. Quantos serão aprovados nesse ano?
A turma não desanima. Certamente colheremos os frutos desse esforço!

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Programa Mais Educação

Um dos projetos em que nossa escola está envolvida é o Mais Educação, ou Educação Integral, como passou a ser chamado atualmente. O programa visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar, tendo como base estudos desenvolvidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), utilizando os resultados da Prova Brasil de 2005. Nesses estudos destacou-se o uso do “Índice de Efeito Escola – IEE”, indicador do impacto que a escola pode ter na vida e no aprendizado do estudante, cruzando-se informações socioeconômicas do município no qual a escola está localizada.

Para o desenvolvimento de cada atividade, o governo federal repassa recursos para ressarcimento de monitores, materiais de consumo e de apoio segundo as atividades. As escolas beneficiárias também recebem conjuntos de instrumentos musicais e rádio escolar, dentre outros; e referência de valores para equipamentos e materiais que podem ser adquiridos pela própria escola com os recursos repassados. 

A coordenadora do Mais Educação no Severino Bezerra é a professora Piedade, com quem estivemos em uma reunião na Secretaria de Educação a fim de discutir o direcionamento do trabalho. Os coordenadores das outras quatro escolas que possuem o programa também participaram, todos sob a orientação da coordenadora-geral do programa, Lúcia Martins. Vários assuntos foram discutidos, como compra de material, horário das aulas, confirmação dos monitores, instalações para as atividades e planejamento periódico.

Cento e vinte alunos de nossa escola estão matriculados para as atividades de Fanfarra, Voleibol, Prevenção e Promoção da Saúde, Letramento, Matemática e Dança. Os que estudam à tarde virão pela manhã, almoçarão na escola e ficarão para o ensino regular. Da mesma forma, os que estudam pela manhã ficam para o almoço e já participam das atividades do Mais Educação na parte da tarde. Cada atividade tem um monitor específico.

Alguns registros dessa reunião foram feitos. Apreciem sem moderação!

Kennedy, diretor do Maria Aparecida, expôs alguns problemas por que estava passando na escola com a implantação do projeto. Os desafios são muitos!
Piedade, bastante séria, faz os horários das aulas... Não rola nem um sorriso não?
Ah, agora ficou melhor!!!
Lúcia Martins fazia contato com alguns monitores e ajustava os detalhes que estavam pendentes...
...além de auxiliar bastante na elaboração de nosso plano de trabalho
Rose e Nilma observam o horário. Sempre há possibilidades de ajustes!
Reunidos para definir ações, Suely, Kennedy, Vandete e Virgínia. Ótima turma, por sinal!
Milca e Nilma trocam figurinhas. Momento relax!
No fim, foto geral dos que compareceram: Kennedy, Nilma, Piedade, Suely, Milca, Rose, Lúcia, Virgínia, Mário e Vandete
E um close nessa turma que, apesar dos problemas, acredita numa educação melhor para todos! Parabéns!

terça-feira, 24 de julho de 2012

Conselho de Classe - turno vespertino

Os professores da tarde estiveram reunidos na sala de informática para a reunião do Conselho de Classe, momento em que falamos sobre a aprendizagem dos alunos, o desempenho docente e sobre o Calendário Escolar, confirmando eventos e datas que teremos até o final do ano. Com a presença praticamente total dos professores, discutimos muitos aspectos fundamentais para a nossa escola, definindo ações que precisamos tomar urgentemente.




Com o tema "Refletindo para melhorar", a reunião foi dividida em quatro partes.

Na primeira, comentamos a importância do Conselho de Classe na vida da escola e os benefícios que ele pode nos trazer.

Na segunda, foi enfatizada a aprendizagem do aluno, baseando-se em perguntas-chave: nossos alunos estão aprendendo? quais são as principais dificuldades para isso? como aproximar a família da escola? o que podemos fazer de imediato?

A fim de incentivar os alunos e turmas, apresentamos o projeto "Eu sou nota 10". Seguindo vários critérios como pontualidade, assiduidade, notas, comportamento, participação na aula e atividades no caderno, estaremos avaliando nosso alunado para, no fim do bimestre, darmos medalhas aos melhores das turmas e uma pequena viagem às turmas premiadas. Isso é um reconhecimento ao esforço de alunos em colaborar com a escola e se dedicar aos estudos.



A terceira parte da reunião contemplou o desempenho do professor em sala de aula. Para uma auto-avaliação de cada educador, distribuímos um teste que mostra como está a motivação docente em sala de aula. Com um tom bem humorado, o teste revelou um pouco de cada um de nós, em nossas angústias e esperanças com relação ao trabalho e ao aluno.

Além do teste, também falamos sobre nossas estratégias de ensino, sobre a importância de se aperfeiçoar, sobre o currículo a a necessidade de mudá-lo de acordo com nossa realidade...

Finalizando a reunião, o supervisor Jango também teceu comentários sobre um texto que nos entregou sobre avaliação.

Enfim, muita coisa boa foi discutida. Terminamos a reunião com a sensação de que podemos fazer melhor, se nos unirmos mais. Precisamos colocar em prática algumas ideias, chamar os pais para nos apoiarem, incentivar os alunos aos estudos. Vamos ver o que acontece. Vontade não falta.

Trouxemos algumas fotos, vejam e comentem!

Cláudio foi um dos que mais contribuíram nas discussões
Apesar da seriedade do momento, sempre sobrava um sorriso bonito na sala
Kênia chegou um pouco atrasada e a turma e o fotógrafo não perdoaram...
O professor Rossine também falou sobre os alunos e a aprendizagem
Roberto foi, como sempre, consistente em suas palavras
Enquanto Gilberto falava, João Batista anotava tudo. Ele foi o secretário da reunião
Marcos aproveitou e também deixou sua opinião, falando sobre as turmas e suas necessidades
E tudo mundo prestava atenção na fala dos colegas
Esse foi o momento da aplicação do teste, que arrancou sorrisos do pessoal com suas perguntas bem-humoradas
Marcos e Marciano preenchendo o teste
Enquanto Rossine e Josimário respondem as perguntas, o supervisor Jango só observa
Ivanilsa nos deu um sorriso que valeu a foto!
Hora do intervalo com direito a festinha para os aniversariantes. Cláudio, um dos aniversariantes, foi o primeiro a partir o bolo
Parabéns pra você, nesta data querida...
E terminamos flagrando Roberto nos fotografando também...
Num clima de alegria e muita descontração, a turma fez um lanche mais que merecido
Na volta do intervalo, ainda houve tempo de Jango falar sobre os docentes e a avaliação
Ele entregou uma folha bastante esclarecedora sobre avaliação e nos fez pensar acerca do tema
Roberto ouve as palavras de Jango... Parece que não estava concordando com tudo! kkk


Em breve teremos as postagens das reuniões da manhã e da noite, aguardem!