quarta-feira, 25 de julho de 2012

Programa Mais Educação

Um dos projetos em que nossa escola está envolvida é o Mais Educação, ou Educação Integral, como passou a ser chamado atualmente. O programa visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar, tendo como base estudos desenvolvidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), utilizando os resultados da Prova Brasil de 2005. Nesses estudos destacou-se o uso do “Índice de Efeito Escola – IEE”, indicador do impacto que a escola pode ter na vida e no aprendizado do estudante, cruzando-se informações socioeconômicas do município no qual a escola está localizada.

Para o desenvolvimento de cada atividade, o governo federal repassa recursos para ressarcimento de monitores, materiais de consumo e de apoio segundo as atividades. As escolas beneficiárias também recebem conjuntos de instrumentos musicais e rádio escolar, dentre outros; e referência de valores para equipamentos e materiais que podem ser adquiridos pela própria escola com os recursos repassados. 

A coordenadora do Mais Educação no Severino Bezerra é a professora Piedade, com quem estivemos em uma reunião na Secretaria de Educação a fim de discutir o direcionamento do trabalho. Os coordenadores das outras quatro escolas que possuem o programa também participaram, todos sob a orientação da coordenadora-geral do programa, Lúcia Martins. Vários assuntos foram discutidos, como compra de material, horário das aulas, confirmação dos monitores, instalações para as atividades e planejamento periódico.

Cento e vinte alunos de nossa escola estão matriculados para as atividades de Fanfarra, Voleibol, Prevenção e Promoção da Saúde, Letramento, Matemática e Dança. Os que estudam à tarde virão pela manhã, almoçarão na escola e ficarão para o ensino regular. Da mesma forma, os que estudam pela manhã ficam para o almoço e já participam das atividades do Mais Educação na parte da tarde. Cada atividade tem um monitor específico.

Alguns registros dessa reunião foram feitos. Apreciem sem moderação!

Kennedy, diretor do Maria Aparecida, expôs alguns problemas por que estava passando na escola com a implantação do projeto. Os desafios são muitos!
Piedade, bastante séria, faz os horários das aulas... Não rola nem um sorriso não?
Ah, agora ficou melhor!!!
Lúcia Martins fazia contato com alguns monitores e ajustava os detalhes que estavam pendentes...
...além de auxiliar bastante na elaboração de nosso plano de trabalho
Rose e Nilma observam o horário. Sempre há possibilidades de ajustes!
Reunidos para definir ações, Suely, Kennedy, Vandete e Virgínia. Ótima turma, por sinal!
Milca e Nilma trocam figurinhas. Momento relax!
No fim, foto geral dos que compareceram: Kennedy, Nilma, Piedade, Suely, Milca, Rose, Lúcia, Virgínia, Mário e Vandete
E um close nessa turma que, apesar dos problemas, acredita numa educação melhor para todos! Parabéns!

0 comentários:

Postar um comentário