quinta-feira, 5 de julho de 2012

Datas comemorativas de julho

E as comemorações seguem no mês de julho! Juntamente às informações, damos dicas para se trabalhar com os alunos, retiradas de diversos locais da net. Esperamos que os professores utilizem essas sugestões para incrementar suas aulas!

13: Dia Mundial do Rock



O Dia Mundial do Rock é uma data em comemoração ao rock, celebrada anualmente em 13 de julho.

Em 1985, houve um grande evento chamado Live Aid, um show simultâneo em Londres, na Inglaterra, e na Filadélfia, Estados Unidos. O objetivo principal era o fim da fome na Etiópia e contou com a presença de artistas como The Who, Status Quo, Led Zeppelin, Dire Straits, Madonna, Queen, Joan Baez, David Bowie, BB King, Mick Jagger, Sting, Scorpions, U2, Paul McCartney, Phil Collins (que tocou nos dois lugares), Eric Clapton e Black Sabbath.

O show foi transmitido ao vivo para diversos países e, desde então, o dia 13 de julho passou a ser conhecido como Dia Mundial do Rock.

19: Dia Nacional do Futebol



O Dia Nacional do Futebol é comemorado em 9 de julho, e o futebol é um dos esportes mais populares no Brasil. O país é muito conhecido pela qualidade de seus jogadores e times, e frequentemente estão disputando competições mundiais.

A data foi escolhida pela CBF, a Confederação Brasileira de Futebol, para homenagear o primeiro time registrado como clube de futebol no Brasil, o Sport Clube Rio Grande, fundado em 1900.

20: Dia do Amigo e Internacional da Amizade



O Dia do Amigo é uma data proposta para celebrar a amizade entre as pessoas. No Brasil, Uruguai e Argentina, a data mais difundida para esta celebração é 20 de julho, aniversário da chegada do homem à lua. Em 27 de abril de 2011, a Assembleia Geral das Nações Unidas resolveu convidar todos os países membros a celebrarem o Dia Internacional da Amizade em 30 de julho

Durante o século XX, foram criadas várias iniciativas para a celebração de um Dia da Amizade em distintas partes do Mundo. Nos Estados Unidos e em partes da Ásia, divulgou-se o primeiro domingo de agosto como o dia de entrega de cartões e presentes entre amigos, e celebrações similares se formaram em distintos países da América do Sul e Europa em diferentes datas.

Na Argentina, a data foi criada pelo médico argentino Enrique Ernesto Febbraro. Com a chegada do homem à lua, em 20 de julho de1969, ele enviou cerca de quatro mil cartas para diversos países e idiomas com o intuito de instituir o Dia do Amigo. Febbraro considerava a chegada do homem a lua "um feito que demonstra que se o homem se unir com seus semelhantes, não há objetivos impossíveis".

Em 27 de abril de 2011, durante o sexagésima quinta sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, dentro do tratamento da "cultura de paz", se reconheceu "a pertinência e a importância da amizade como sentimento nobre e valioso na vida dos seres humanos de todo o mundo" e decidiu-se designar como Dia Internacional da Amizade o 20 de julho, em concordância com a proposta original promovida pela Cruzada Mundial da Amizade. A iniciativa foi apresentada conjuntamente por 43 países (incluindo o Brasil e quase todos os países sul-americanos), e foi aceita unanimemente pela Assembleia Geral.

25: Dia do Escritor



Um escritor é todo aquele que dedica parte do seu tempo às letras, seja profissionalmente ou não.

Escrever é uma liberação da mente, pois, escrevendo, damos asas aos nossos pensamentos e à nossa criatividade, sem encontrarmos limites no tempo nem no espaço. Um escritor não precisa ter a missão de salvar o mundo, mas deve carregar a responsabilidade de ser honesto consigo mesmo e com os outros, pois um dia seus escritos podem ser lidos por alguém, formando opiniões.

Quando lemos, nossa imaginação nos leva ao mundo da fantasia e dos sonhos, onde podemos ser o que quisermos. Experimente!

26: Dia da Vovó



O Dia da Vovó, ou apenas Vó, é comemorado no dia 26 de julho. A avó é considerada por muitos como uma segunda mãe, pois geralmente são responsáveis pelos cuidados e por dar carinho, além das próprias mães.

O Dia da Vovó nasceu porque Santa Ana era a avó de Jesus Cristo, portanto, mãe de Maria.

Santa Ana é considerada padroeira dos partos difíceis por ter conseguido dar à luz com uma idade mais avançada.

0 comentários:

Postar um comentário