quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Para refletir - Há algo errado com o mundo...


No Paquistão, o Talibã tentou matar uma menina de 14 anos que denunciava na internet a proibição de educação para mulheres imposta nas áreas controladas pelo grupo. Malala Yousafzai queria apenas estudar e defendia o direito de outras meninas de fazerem o mesmo.

A jovem, de 14 anos, voltava da escola dentro de um ônibus quando um homem entrou no veículo perguntando por ela. Malala levou tiros na cabeça e no pescoço. O crime aconteceu numa cidade do Paquistão, que ficou sob o controle do Talibã entre 2007 e 2009.

Na época, o diário de Malala, que tinha apenas 11 anos, foi publicado na internet, sob um pseudônimo, e atraiu olhares de todo o mundo. Nele, a jovem descreveu as dificuldades para estudar depois que o talibã fechou todas as escolas para meninas.

Depois que o exército paquistanês retomou o controle da região, a verdadeira identidade de Malala foi revelada e ela se tornou uma heroína nacional. No ano passado, ela ganhou do primeiro-ministro do país, o primeiro prêmio nacional da paz.

Segundo os médicos do hospital onde está internada, a condição dela é crítica, mas estável.

Por telefone, um porta-voz do grupo Talibã assumiu a autoria do ataque, e disse que a campanha pelos direitos humanos de Malala é obscena e ameaçou: se ela sobreviver, será alvo de um novo atentado.

0 comentários:

Postar um comentário