domingo, 17 de junho de 2012

Conheça a história da festa junina

Apesar de ter surgido na Europa, a festa junina ganhou traços típicos no Brasil

A festa junina é um evento que se tornou tradicional no Brasil e por isso incorpora traços típicos em cada região do país. Os festejos que acontecem entre os meses de junho e julho são capazes de alegrar crianças, jovens e adultos, com uma diversidade de atrações.

História e origem

Os brasileiros começaram a entrar em contato com os festejos juninos na época da colonização, mas o evento existe há muito tempo na Europa, desde o período pré-gregoriano. A princípio, a festa tinha como objetivo celebrar a fertilidade da terra, ou seja, as colheitas que aconteciam na ocasião. Os povos pagãos do norte europeu organizavam o evento para agradecer aos deuses. Nesta época, inclusive, a comemoração já contava com fogueira, danças e muita comida.

Com o surgimento do cristianismo, a festa junina assumiu um novo formato e passou a homenagear o primo de Jesus Cristo, João Batista. A igreja católica aproveitou o embalo dos festejos juninos de junho para celebrar a importância de três santos. No dia 13 a comemoração é para Santo Antônio; no dia 24, para São João; e no dia 29, celebra-se o Dia de São Pedro.

O São João é uma comemoração muito importante na região Nordeste

Trazida para o Brasil pelos portugueses, ela não preservou o mesmo formato; na verdade, recebeu influência dos negros escravos e índios para assumir uma nova identidade. Com o tempo, o evento se tornou conhecido em todo o país, mas acabou se enraizando principalmente no Nordeste brasileiro.

A festa junina no Brasil

Hoje em dia, a festa junina brasileira possui símbolos característicos, sobretudo no que diz respeito às atrações. No quesito brincadeiras, vale ressaltar o pau de sebo, o correio elegante, a pescaria e o casamento na roça. A decoração do evento também tem traços típicos, ressaltando a atmosfera caipira com as bandeirinhas coloridas e as barraquinhas montadas ao ar livre.

As saborosas comidas típicas também não podem faltar para celebrar a festa junina. Entre os quitutes mais populares, estão o amendoim torrado, a pipoca, o milho verde, a canjica, o pé-de-moleque, o bolo de fubá, a rapadura, o quentão e o vinho quente. Vestidos de caipiras, os convidados do evento participam das danças tradicionais ou da quadrilha.

Crianças dançando quadrilhas é muito comum nas festas juninas

A festa junina varia muito de um lugar para o outro no Brasil, mas ela preserva as suas principais tradições. No Nordeste, os festejos juninos não simbolizam apenas a riqueza da cultura popular, eles também contribuem com a economia da região e aquecem o turismo. Desta forma, é comum os nordestinos organizarem grupos festeiros para comemorar pelas ruas das cidades. Já no Sudeste, o festejo possui um impacto menor, sendo realizada principalmente em quermesses e instituições de ensino.


0 comentários:

Postar um comentário