sexta-feira, 20 de abril de 2012

Fatos e fotos: a greve terminou

É fato: a greve dos professores terminou na manhã de ontem. Alívio para a Secretaria, para a Prefeitura, para os pais e alunos. Alívio em parte para a classe docente, que abriu mão de alguns direitos, como o pagamento do retroativo desde janeiro e os 11% restantes ainda do ano passado, para retornar às aulas. Afirmamos "abrir mão" porque, convenhamos, lutar na justiça por esse direito é protelar, por tempo indefinido, bem indeterminado mesmo, aquilo que talvez fosse recebido agora caso o pulso ainda pulsasse...

Mas dos males o menor. Os 22,22% de aumento reconhecidos pela Prefeitura e pagos em duas parcelas iguais, nos meses de abril e maio, vêm mostrar que nada se consegue sem luta. Parabéns aos professores, ao sindicato, aos colegas que arregaçaram as mangas e se expuseram diante da opinião pública, que foi favorável ao movimento apesar dos prejuízos aos alunos. Uma batalha terminou; a guerra, entretanto, é eterna, faz parte da própria sobrevivência dos profissionais da educação.

Ontem vimos blogueiros, professores, pais, alunos, sociedade de um modo geral ansiosos por boas notícias. O café da manhã ajudou a animar a todos. O sindicato entregou aos presentes uma folha com o percentual de aumento e os valores envolvidos nisso, já com base na proposta que recebera do poder público. Após explicação e pedido de apreciação, a classe aprovou o valor de 22% de aumento e resolver pôr fim à greve. O que nos intriga é por que esse valor não foi colocado antes, evitando um mês inteiro de paralisação e inconvenientes.

Segunda-feira, dia 23, começamos as aulas pra valer. Aguardamos a todos em nossa escola. A vida precisa continuar!


















0 comentários:

Postar um comentário